Home | Notícias

Del Monte Lisboa Belém Open regressa esta semana com duas novidades

Del Monte Lisboa Belém Open regressa esta semana com duas novidades

Está tudo preparado para a quinta edição do Del Monte Lisboa Belém Open, torneio internacional organizado pela Unisports, MP Ténis e Federação Portuguesa de Ténis e com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém que foi apresentado esta quarta-feira no CIF — Club Internacional de Foot-Ball com duas grandes novidades: o novo naming sponsor e a inclusão de um quadro feminino, que torna o Del Monte Lisboa Belém Open no único torneio internacional combinado a acontecer este ano em Portugal.

Na apresentação desta quarta-feira estiveram presentes Vasco Costa (presidente da Federação Portuguesa de Ténis), Fernando Ribeiro Rosa (presidente da Junta de Freguesia de Belém), Manuel de Sousa (responsável pelo torneio, da MP Ténis) e Fernando Magarreiro (vice-presidente do CIF), que ajudaram a desvendar as novidades da 5.ª edição do torneio, a acontecer entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro.

Depois de quatro anos a integrar o calendário do ATP Challenger Tour, o Del Monte Lisboa Belém Open 2021 marcará a estreia do torneio no circuito feminino, com uma prova W25 (com 25.000 dólares em prémios monetários) a acontecer em simultâneo nos courts de terra batida ao ar livre do histórico clube lisboeta.

Francisca Jorge (375.ª no ranking WTA) e Inês Murta (724.ª), as duas melhores tenistas portuguesas na hierarquia mundial feminina, fazem parte do lote de confirmações, com o grande destaque a recair na presença de duas jogadoras do top 200 mundial — a austríaca Julia Grabher (195.ª), a alemã Tatjana Maria (198.ª e ex-top 50) e a francesa Diane Parry (200.ª), ex-número um mundial de juniores —, mas também da argentina Paula Ormaechea (220.ª classificada e ex-top 60) e a australiana Ellen Perez (227.ª), que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio e é treinada pela portuguesa Maria João Koehler.

No torneio masculino, a lista de inscritos é encabeçada pelo brasileiro Thiago Monteiro, número 90 do ranking mundial ATP, a que se seguem o japonês Taro Daniel (111.º e finalista do primeiro Lisboa Belém Open, em 2017), o francês Hugo Gaston (115.º) e o eslovaco Andrej Martin (122.º).

Frederico Silva (197.º), João Domingues (239.º) e Nuno Borges (276.º) foram os portugueses que conseguiram entrada direta no quadro principal e a eles juntaram-se, entretanto, os compatriotas Tiago Cação (502.º) e Pedro Araújo (898.º), que receberam dois dos três wild cards disponíveis.

Declarações de Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis:

“O Del Monte Lisboa Belém Open é considerado pela ATP como um dos torneios mais fortes do circuito e com uma das melhores organizações, portanto fizemos sempre questão de manter este torneio. O CIF é um clube muito agradável para se organizarem este tipo de provas e atendendo à qualidade das instalações decidimos organizar também um quadro feminino, que faz deste o único torneio combinado a acontecer em Portugal em 2021.”

Declarações de Manuel de Sousa responsável pelo torneio (MP Ténis):

“Há dois anos foi-nos feito o desafio e em 2020 já estava em cima da mesa, mas dada a situação não foi possível, por isso avançámos este ano com a realização do evento combinado, sempre com o intuito de ajudar os jogadores e jogadoras portuguesas a terem um maior contacto com o ténis internacional e para lhes darmos a possibilidade de subirem no ranking. É evidente que a realização deste evento combinado só é possível com a participação dos nossos parceiros, que desde o primeiro ano estiveram sempre connosco. Desde logo o CIF, que disponibiliza estas instalações fantásticas, a FPT, que tem sido incansável no apoio, a Junta de Freguesia de Belém e a Câmara Municipal de Lisboa e os nossos sponsors.”

Declarações de Fernando Magarreiro, vice-presidente do CIF:

“Para o CIF é um enorme orgulho e um enorme prazer voltar a receber o Del Monte Lisboa Belém Open. Temos o orgulho em estar alinhados com esta organização desde o início e este ano, com um torneio combinado, voltamos a colocar o clube entre os grandes palcos do ténis em Portugal.”

Declarações de Fernando Ribeiro Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Belém:

“Para Belém e para Lisboa é uma honra poder receber uma prova do gabarito do Del Monte Lisboa Belém Open pela quinta edição consecutiva. É muito bom ver que o ténis se está a desenvolver de uma forma dignificada, para quem gosta desta modalidade é gratificante observar a qualidade que estamos a alcançar. Quero felicitar a FPT pelo dinamismo que tem demonstrado e por conseguir trazer estas provas para Portugal, o Manecas por todo o empreendedorismo que tem tido desde o início e a Unisports, que tem ajudado sempre na organização do evento, e o CIF, que tem umas instalações magníficas.”